domingo, 25 de outubro de 2009

Minha cidade


Histórico

A posição geográfica de Alto Taquari, lhe permitiu desenvolver ao longo dos anos, vínculos históricos com dois Estados da Federação, vizinhos do município: Goiás e Mato Grosso do Sul. O município localiza-se no extremo leste mato-grossense, entre duas grandes bacias fluviais - do Prata e do Tocantins. A cabeceira do Ribeirão Furnas, tributário do Rio Taquari, que contribui para a Bacia do Prata é o ponto mais meridional do Estado de Mato Grosso. O Rio Taquari é um dos formadores da extensa planície pantaneira, e em sua trajetória, até desaguar suas águas no Rio Paraguai, vai agregando inúmeros tributários, dentre os quais o Rio Coxim. O primeiro núcleo de povoação denominou-se Taquari, em referência ao Rio Taquari, mais tarde tendo sua denominação alterada para Alto Taquari.
O têrmo Taquari é de origem Tupi, designando uma espécie de bambu ou taquara, abundante neste curso d’água. Os povos indígenas, antigos habitantes da região, usavam a haste de taquara para fabricarem cachimbo - chamavam-na tacuari. A Lei nº 669, de 07 de maio de 1938, criou o Distrito Policial de Taquari, dada a importância estratégica que a localidade representava. Em qualquer povoação do interior mato-grossense a criação de um Distrito de paz representava o progresso. Em Taquari não foi diferente. A Lei Estadual nº 1.118, de 17 de outubro de 1958, instituiu o desejado distrito, representando fase de estabilização e tranquilidade na comunidade. O tempo foi passando, e os “alto-taquarienses” foram dedicando-se as lidas na lavoura e pecuária, favorecidos pela topografia geralmente plana e suavemente ondulada da região. A comunidade criou a Associação dos Amigos de Alto Taquari, presidida pelo Sr. Erni Valdir Dreyer. Através da gestão, junto aos deputados estaduais, a associação enviou uma comissão que pleitava a criação do município. Os deputados prometeram empenho, seguindo os trâmites legais do processo emancipatório. Um plebiscito foi realizado para verificar a viabilidade da emancipação política do lugar. A resposta foi um uníssono “sim” ao Decreto Legislativo nº 2.661, de 17 de abril de 1986.
A Lei Estadual nº 4.993, de 13 de maio de 1986, de autoria da Bancada na Assembléia Legislativa do PDS, PMDB e PFL, criou o município:
“Artigo 1º - Fica criado o município de Alto Taquari, com território totalmente desmembrado do município de Alto Araguaia...
Artigo 2º - O município criado é formado por apenas um distrito, da Sede.
Parágrafo Único - O município somente será instalado com a eleição e posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores, realizada de conformidade com a Legislação Federal.”
O primeiro prefeito municipal foi o Sr. Erni Valdir Dreyer.
Ao tempo de sua instalação, o município de Alto Taquari contava com 7.650 habitantes, sendo 4.500 na zona urbana e 3.150 na rural; dois hotéis e três restaurantes; um posto de saúde e um clínica médica (particular); no setor educacional dispunha da Escola Estadual de 1º e 2º grau “Carlos Irigaray Filho”, Escola Municipal Dourados e as escolas municipais: Gonzales, Santa Cecília e Chaparral - da zona rural; um posto telefônico e rádio-amadores, do quais alguns eram comerciais.
A religião predominante é católica, mas cultuam-se templos das igrejas: Evangélica Confissão Luterana no Brasil, Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Batista Independente e União das Igrejas de Cristo no Brasil.

Nosso símbolo





ALTO TAQUARI



Perfil:

Alto Taquari é uma cidade bastante privilegiada em vários aspectos. Em termos geográficos, com ponto meridional de Mato Grosso e limítrofe a mais dois Estados Goiás e Mato Grosso do Sul. Encontram-se aqui também duas importantes bacias hidrográficas, nascem em nossos solos os Rios: Taquari (Bacia da Prata)

e Araguaia (Bacia Amazônica), juntando-se a outros importantes cursos de água.

Dentre as nossas riquezas naturais somos contemplados com solo fértil, topografia favorável, clima agradável e regularidade de chuvas. Faz parte também das nossas riquezas o espírito empreendedor dos agricultores que semearam seus investimentos e esperanças em nossas terras resultando suas colheitas em prosperidade. Projetando nosso Município em destaque Estadual e Nacional. Somos atualmente O MAIOR PRODUTOR RURAL DO BRASIL em produtividade por hectare.

Mas, não obstante em ser os maiores, em busca constante pela excelência possuímos modernos e sofisticados controles de qualidade na produção de sementes desde a germinação, controle de pragas, técnicas de armazenagem e recomendações técnicas aos clientes. Todos estes rigorosos controles obtivemos o reconhecimento de sermos também os melhores em termos de qualidade. As culturas destacadas são: soja, algodão e cana-de-açúcar.

Com a implantação do Terminal Ferroviário Ferronorte, proporcionou a melhoria do aspecto logístico, com transporte de baixo custo. Encontra-se instalado aqui o maior terminal de grãos da América Latina, movimentando por ano em torno de 4,5 milhões de toneladas de grãos e derivados. Em parceria do município com as empresas Ipiranga e Petrobras surgiu aqui também um moderno terminal petrolífero, sendo o único terminal do Estado de Mato Grosso que é responsável pela distribuição de petróleo e derivados para todo centro-oeste. Estes fatores desencadearam ainda mais o ritmo de crescimento do nosso Município – consagrado pelas lideranças políticas e empresarias denominado: POLO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO.

Diante de todo forte e arrojado processo de modernização e progresso que estamos atravessando, existe um respeito muito grande quanto às questões ambientais levando muito a sério o desenvolvimento sustentável. Não ficando apenas limitados ao modismo e uso palavras bonitas, mas como ideal fundamental: a preservação da natureza e o respeito pelo ser humano.

Neste momento de economia mundial conturbada, apesar de respingar sobre todos os setores os efeitos da crise econômica, ainda assim podemos considerar que estamos sendo privilegiados em termos de expectativas, uma vez que estão instaladas em nossa Cidade grandes, médias e pequenas empresas que fomentam a economia do Município, fato que nos faz crer na superação dos momentos difíceis e certamente estamos construindo com bases sólidas um futuro próspero..

Sentimos-nos orgulhosos por sermos referencia regional de crescimento e desenvolvimento econômico do Interior do Estado. Alto Taquari possui uma satisfatória e moderna estrutura nos setores de saúde, educação, comércio, indústrias, serviços e uma administração pública séria, responsável que zela e se orgulha de sua história e de sua gente, das suas riquezas e da convicção de estar no rumo certo para a construção e uma sociedade cada dia melhor, mais justa, digna e soberana.

Nossa bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário