sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aula planejada

Professora: Reila Mª de C. Oliveira

Escola Estadual Carlos Irigaray Filho

Alto Taquari – MT

Modalidade : Ensino fundamental

Componente Curricular: Geografia
Tema: Os meios de transporte


Objetivos:

• Classificar os meios de transportes;

• Identificar os transportes característicos de cada região brasileira;

Duração das atividades

Duas horas aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• A cidade e o campo.

Estratégias e recursos da aula

PREPARANDO A AULA

Em aula anterior, pedir aos alunos que tragam jornais e revistas para recorte, além de cola e tesoura. Preparar algumas figuras mais difíceis de encontrar em quantidade suficiente para todos os três grupos: submarinos, carroças, carro de boi, trator, navio e balão.

Preparar três cartolinas, em cada uma escrito: AQUÁTICOS, TERRESTRES e AÉREOS.

INTRODUZINDO A AULA

O professor deverá iniciar a aula com uma conversa informal sobre as formas de locomoção que as pessoas normalmente utilizam. As seguintes questões devem ser lançadas para os alunos:

1 – Como você faz para chegar até a escola?

2 – Você usa algum tipo de veículo?

3 – De que forma você poderia chegar mais rapidamente?

4 – De que forma as pessoas chegam mais rapidamente a lugares distantes?

DESENVOLVENDO A AULA

Após a conversa o professor deverá explicar aos alunos que para levar pessoas ou coisas de um lugar para outro de forma mais rápida são usados os meios de transporte. Explicar que as respostas que eles deram às perguntas são todos meios de transportes. Explorar o sentido da palavra transportar. Pedir que os alunos recortem dos jornais e revistas os meios de transporte que encontrarem. Apresentar as figuras que ninguém tenha encontrado, sempre os estimulando a identificá-las.

Em seguida, o professor deverá criar juntamente com a turma, formas de se classificar os meios de transporte, como por exemplo, os que têm rodas e os que não têm, os que voam e os que não voam, os que são abertos e os que são fechados.

Após isso divida a turma em grupos e dar uma das cartolinas previamente preparadas para cada grupo. Os grupos deverão trocar organizadamente entre si as figuras de modo que todos tenham suas figuras corretamente coladas em cada cartolina. Pedir para que cada grupo exponha para a sala o seu trabalho, aproveitando para avaliar se todos colaram corretamente as figuras. Se houver erros, pedir para que a turma identifique e justifique, colando novamente no local correto. As cartolinas deverão ser coladas na sala para que todos possam sempre ter acesso sempre que necessário.

Explique para os alunos que os meios de transporte podem ser classificados do acordo com o ambiente em que trafegam. Explicar que os meios de transporte aquáticos são aqueles que utilizam como vias de passagem os mares abertos, rios e lagos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os meios de transporte terrestres são aqueles que utilizam como vias de passagens as estradas e rodovias, para o transporte de mercadorias e passageiros. E já os meios de transporte aéreos são os que utilizam o ar para o transporte de mercadorias e passageiros.

Diga aos alunos que os aviões e helicópteros são os meios de transportes mais modernos atualmente. Diga aos alunos que eles assistirão ao filme “De onde vem o avião”. Esse filme conta como surgiu o avião.

De onde vem o avião?

Peça para que os alunos assistam ao filme e procurem responder as questões a seguir:

1 – Quem inventou o avião?

2 – Qual o nome do primeiro avião?

3 – De que era feito o primeiro avião?

Obs.: os alunos conseguirão responder as questões, pois o vídeo explica claramente essas questões.

Conduza os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de dois alunos. Peça para que cada grupo pesquise, em site de busca, sobre a origem de um meio de transporte: bicicleta, carro, trem e outros. Após a pesquisa, peça para que um integrante de cada grupo fale para o restante da turma a origem de meio de transporte pesquisado. O objetivo e coletar informações para construir uma linha do tempo.

Meios de tranporte

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através da participação dos alunos durante a confecção dos cartazes e durante a pesquisa na internet. Além disso, o professor poderá criar perguntas sobre o tema e pedir para que os alunos respondam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário