domingo, 9 de agosto de 2009

ATIVIDADE 2 UNID 2

Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital o qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadashiperlinks, ou simplesmente
links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a Word Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Por que trabalhar com hipertextos na educação?
Segundo Bugay & Ulbricht apud Rhéaume, (1993), "os ambientes Hipermídias são excelentes ferramentas de trabalho autônomo, permitindo que os usuários se deparem com situações de ação e de criação".
Para Lévy,
"Funcionalmente, o hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação. (...). Estes programas (...) permitem, (...) a construção de bases de dados com acesso associativo, muito imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto. (...) Um sistema de hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita." (LÉVY, 1993, p. 33).
A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece. Um sistema de hipertexto apresenta três características:
1. aleatoridade ao acesso à informação;
2. flexibilidade para ir e voltar;
3. forma estrutural de rede.
O trabalho com hipertextos permite trabalharmos de duas formas complementares: forma usuário e a forma autor. Na forma usuário, utiliza-se a navegação entre os nós e links do documento, numa interação autônoma - o leitor constrói o seu texto a medida que forma seqüências diferenciadas conforme seu interesse. Ele decide a navegação que faz no hipertexto. Na forma autor, cria-se uma rede semântica entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento se dá pela não linearidade.

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