domingo, 30 de agosto de 2009

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aula planejada

Professora: Reila Mª de C. Oliveira

Escola Estadual Carlos Irigaray Filho

Alto Taquari – MT

Modalidade : Ensino fundamental

Componente Curricular: Geografia
Tema: Os meios de transporte


Objetivos:

• Classificar os meios de transportes;

• Identificar os transportes característicos de cada região brasileira;

Duração das atividades

Duas horas aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• A cidade e o campo.

Estratégias e recursos da aula

PREPARANDO A AULA

Em aula anterior, pedir aos alunos que tragam jornais e revistas para recorte, além de cola e tesoura. Preparar algumas figuras mais difíceis de encontrar em quantidade suficiente para todos os três grupos: submarinos, carroças, carro de boi, trator, navio e balão.

Preparar três cartolinas, em cada uma escrito: AQUÁTICOS, TERRESTRES e AÉREOS.

INTRODUZINDO A AULA

O professor deverá iniciar a aula com uma conversa informal sobre as formas de locomoção que as pessoas normalmente utilizam. As seguintes questões devem ser lançadas para os alunos:

1 – Como você faz para chegar até a escola?

2 – Você usa algum tipo de veículo?

3 – De que forma você poderia chegar mais rapidamente?

4 – De que forma as pessoas chegam mais rapidamente a lugares distantes?

DESENVOLVENDO A AULA

Após a conversa o professor deverá explicar aos alunos que para levar pessoas ou coisas de um lugar para outro de forma mais rápida são usados os meios de transporte. Explicar que as respostas que eles deram às perguntas são todos meios de transportes. Explorar o sentido da palavra transportar. Pedir que os alunos recortem dos jornais e revistas os meios de transporte que encontrarem. Apresentar as figuras que ninguém tenha encontrado, sempre os estimulando a identificá-las.

Em seguida, o professor deverá criar juntamente com a turma, formas de se classificar os meios de transporte, como por exemplo, os que têm rodas e os que não têm, os que voam e os que não voam, os que são abertos e os que são fechados.

Após isso divida a turma em grupos e dar uma das cartolinas previamente preparadas para cada grupo. Os grupos deverão trocar organizadamente entre si as figuras de modo que todos tenham suas figuras corretamente coladas em cada cartolina. Pedir para que cada grupo exponha para a sala o seu trabalho, aproveitando para avaliar se todos colaram corretamente as figuras. Se houver erros, pedir para que a turma identifique e justifique, colando novamente no local correto. As cartolinas deverão ser coladas na sala para que todos possam sempre ter acesso sempre que necessário.

Explique para os alunos que os meios de transporte podem ser classificados do acordo com o ambiente em que trafegam. Explicar que os meios de transporte aquáticos são aqueles que utilizam como vias de passagem os mares abertos, rios e lagos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os meios de transporte terrestres são aqueles que utilizam como vias de passagens as estradas e rodovias, para o transporte de mercadorias e passageiros. E já os meios de transporte aéreos são os que utilizam o ar para o transporte de mercadorias e passageiros.

Diga aos alunos que os aviões e helicópteros são os meios de transportes mais modernos atualmente. Diga aos alunos que eles assistirão ao filme “De onde vem o avião”. Esse filme conta como surgiu o avião.

De onde vem o avião?

Peça para que os alunos assistam ao filme e procurem responder as questões a seguir:

1 – Quem inventou o avião?

2 – Qual o nome do primeiro avião?

3 – De que era feito o primeiro avião?

Obs.: os alunos conseguirão responder as questões, pois o vídeo explica claramente essas questões.

Conduza os alunos para o laboratório de informática, divida a turma em grupos de dois alunos. Peça para que cada grupo pesquise, em site de busca, sobre a origem de um meio de transporte: bicicleta, carro, trem e outros. Após a pesquisa, peça para que um integrante de cada grupo fale para o restante da turma a origem de meio de transporte pesquisado. O objetivo e coletar informações para construir uma linha do tempo.

Meios de tranporte

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através da participação dos alunos durante a confecção dos cartazes e durante a pesquisa na internet. Além disso, o professor poderá criar perguntas sobre o tema e pedir para que os alunos respondam.
O sapo não lava o pé

domingo, 9 de agosto de 2009

ATIVIDADE 2 UNID 2

Hipertexto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital o qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadashiperlinks, ou simplesmente
links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a Word Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Por que trabalhar com hipertextos na educação?
Segundo Bugay & Ulbricht apud Rhéaume, (1993), "os ambientes Hipermídias são excelentes ferramentas de trabalho autônomo, permitindo que os usuários se deparem com situações de ação e de criação".
Para Lévy,
"Funcionalmente, o hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação. (...). Estes programas (...) permitem, (...) a construção de bases de dados com acesso associativo, muito imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto. (...) Um sistema de hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita." (LÉVY, 1993, p. 33).
A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes e tramas, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece. Um sistema de hipertexto apresenta três características:
1. aleatoridade ao acesso à informação;
2. flexibilidade para ir e voltar;
3. forma estrutural de rede.
O trabalho com hipertextos permite trabalharmos de duas formas complementares: forma usuário e a forma autor. Na forma usuário, utiliza-se a navegação entre os nós e links do documento, numa interação autônoma - o leitor constrói o seu texto a medida que forma seqüências diferenciadas conforme seu interesse. Ele decide a navegação que faz no hipertexto. Na forma autor, cria-se uma rede semântica entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento se dá pela não linearidade.

ATIVIDADES DA UNIDADE 2

Ativ1_ unid2

A atividade propõe que cada cursista navegue em hipertexto e, em seguida, troque impressões com seus colegas de dupla. Depois, cabe a você reunir todo o grupo para uma discussão da experiência.

Ativ2_unid 2

A atividade provoca os cursistas para outra nova experiência: que tal aprender sobre hipertexto por meio de hipertexto? A idéia é navegar pela página da Wikipédia que trata de hipertexto. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto de 250 a 300 palavras relatando suas impressões. Deve publicá-lo na BIBLIOTECA do curso, material do aluno no tema: Atividade 2.2, no subtema: Coisas importantes e significativas.
Após a conclusão da atividade, converse com os colegas sobre a experiência que viveram. O texto da unidade apresenta algumas perguntas instigadoras do debate, mas não é necessário que os cursistas respondam efetivamente.

Ativ3_unid2

Ao longo da atividade 3, o cursista é levado passo a passo a construir um hipertexto e, no fim, a salvá-lo em sua pasta, colocando-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas na área de compartilhamento de produções(blog). Publique-o na BIBLIOTECA no tema: Atividade 2.3, no subtema: Impressões sobre experiências de navegação.

Ativ4_unid2

O cursista deverá dirigir-se ao ambiente de compartilhamento de produções e escolha, leia e comente alguns trabalhos dos colegas no FÓRUM, tema: Impressões sobre experiências de navegação. Depois deverá rever o seu próprio trabalho, aceitando ou refutando as críticas dos colegas e, se julgar pertinente, modificando seu texto original.

Ativ5_ unid2

Essa atividade é a criação de portfólio, que no nosso caso é o blog.
Postar no fórum o endereço do seu blog.

Ativ6_ unid2

O importante, na atividade 6 , é que os cursistas, em duplas ou trios, planejem usar, em sala de aula, alguns dos recursos aprendidos nas semanas anteriores. Sugerem-se exemplos de atividades, como criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse ou na internet ou navegação e pesquisa na internet.
É fundamental que a atividade escolhida seja factível com os recursos existentes na escola e que sua colaboração desencadeie, um amplo processo de interação e colaboração, via publicação na BIBLIOTECA, tema: Atividade 6, subtema: Planejando atividades com hipertexto, e que se dêem contribuições no FÓRUM, tema análise dos trabalhos dos colegas.

Ativ 7 unid 2

Cursistas vocês irão executar juntamente com seus alunos a aula planejada anteriormente, enquanto o grupo executa a aula outro grupo vai observar e fazer anotações referentes às atividades realizadas pode ilustrar com fotos o seu relato. Disponibilize na Biblioteca – tema: Atividade 7 subtema: Tecnologia na prática. Não se esqueça de salvar de maneira que pode facilitar a sua identificação: ativ7_reila_unid2
OBS. Veja alguns pontos que podem ser observados e anotados durante a atividade: Como os alunos se envolveram? Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? O que conseguiram fazer e perceber? Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes? Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estivesse previstas? De que forma se relacionaram as duplas internamente? Mais disputaram o uso da máquina ou mais colaboraram para o andamento do trabalho? As duplas colaboraram umas com as outras? De que forma? Ensinaram, tiraram dúvidas ou perguntaram umas às outras? Em quais duplas de alunos os objetivos planejados foram atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção? Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos? Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns alunos? Como foi a condução da atividade pelo professor? Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? Os equipamentos funcionaram a contento Os programas funcionaram a contento? Análise Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala: - A turma, como um todo, recebeu bem a proposta da atividade? - A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou nenhum? O que envolveu os alunos foi à atividade em si ou o uso do laboratório de informática? - Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho transcorrer de forma mais adequada do que a forma como transcorreu? - Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante? Vocês ficaram satisfeitos com a atividade? - Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos? - Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma? Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas? - O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugerem algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos? - A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que pudesse ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que refletisse o seu processo ao longo dela? Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem pode ajudar nisso?


Atividade 8 unid 2
Faça o registro digital de sua experiência como professora utilizando tecnologias com seus alunos e faça links com o trabalho dos mesmos. Poste no seu Portfólio e link com o conteúdo trabalhado, com as fotos dos alunos trabalhando etc.OBS. Não se esqueça de dar um titulo ao seu registro e mencione que é a oitava atividade da unidade dois.

Atividade 9 unid 2
Cursistas vocês deverão construir um pôster, veja leitura 2.9, para dar apoio à apresentação da experiência com seus alunos, no inicio do quinto encontro presencial.

Obs. Não precisa postar nada, em lugar algum.

Atividade 10 unid2
Cursista navegue pela Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/, veja o conceito, a história e como se cadastrar para participar como membro de uma Wikipédia. Vá ao Fórum: Wikipédia e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.

Atividade 11 unid 2
Cursista navegue pelo Wikicionário : http://pt.wiktionary.org/, aprenda a utilizá-lo, analise exemplos. Após a navegação vá ao Fórum: Wikicionário e registre sua experiência, aproveita para comentar pelo menos um colega.

Atividade 12 unid 2

Apresentação no quinto encontro das atividades realizadas com seus alunos com apoio do pôster.
OBS. Não precisa postar nada, em lugar algum.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tecnologia ou metodologia

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cronograma do curso.

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC

DIA HORA

15/06/09
Segunda feira 17:30h-21:30h
17/06/09
Quarta feira 13:00h-17:00h
17:30h-21:30h

06/07/09
Segunda feira 17:30-21:30h
08/07/09
Quarta feira 13:00h-17:00h
17:30h-21:30h

27/07/09
Segunda feira 17:30h-21:30h
29/07/09
Quarta feira 13:00h–17:00h
17:30h-19:30h

10/08/09
Segunda feira 17:30h – 21:30h
12/08/09
Quarta feira 13:00h–17:00h
17:30h-19:30h

24/08/09
Segunda feira 17:30h–21:30h
26/08/09
Quarta feira 13:00h–17:00h
17:30h-19:30h

14/09/09
Segunda feira 17:30h – 21:30h
16/09/09
Quarta feira 13:00h–17:00h
17:30h-19:30h

28/09/09
segunda feira 17:30h – 21:30h
30/09/09
Quarta feira 13:00h–17:00h
17:30h-19:30h

19/10/09
Segunda feira
21/10/09
Quarta feira
13:00h-17:30h
17:30h-21:30h